‘Beatriz’, de Cristovão Tezza

‘Beatriz’ foi lançado em 2011 e é o último livro publicado de Cristovão Tezza. A obra é um compêndio de sete contos onde Beatriz, uma jovem revisora de textos e professora de português de 28 anos, é o fio condutor da narrativa de todos eles. Como personagem principal ou coadjuvante, a personagem mostra por meio das sete histórias a peculiaridade de suas várias facetas.

O curioso de conhecer Beatriz através dos sete contos do livro é que Tezza não foca a narrativa na personalidade da moça. As histórias são todas centradas nelas mesmas, e é por meio de situações das mais diversas que o leitor tem a oportunidade de conhecer e desvendar Beatriz, que aos 28 anos está divorciada e vive sozinha e com relativa tranquilidade as situações cotidianas (por vezes insólitas) que a ela se apresentam.

O livro é quase um romance. Apesar de autônomos, os contos se entrelaçam, e ao fim da obra a impressão que se tem é que um mosaico de situações foi completado de forma a dar início, meio e fim à história de Beatriz.

Gosto bastante do estilo de escrita do Tezza, gostei muitíssimo de ‘O Filho Eterno’, mas devo dizer que ‘Beatriz’ não me empolgou. Os contos são rasos, quase despretenciosos, sem grandes conflitos ou tensões aparentes e com finalizações um tanto quanto vagas demais. Como grande romancista Tezza deixa a desejar como contista, mas ainda cativa pela escrita bem construída.

Leave a Comment

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *